sexta-feira, 23 de outubro de 2009
OAB é contra a reeleição
Cezar Britto, presidente da OAB disse que a reeleição ou um terceiro mandato é um precedente grave que atenta contra a democracia.
Porto Alegre - O presidente nacional da OAB disse neste domingo (25.10) que é contra a reeleição do presidente do Brasil. Ele foi entrevistado pelo Jornal a Gazeta do Povo, do Paraná.
"Pergunta - Qual é o posicionamento da OAB sobre a proposta de emenda constitucional que tramita na Câmara dos Deputados e pode resultar em um terceiro mandado presidencial?
Resposta - A OAB é a favor do fim da reeleição porque compreende que essa experiência não foi boa. A máquina pública foi colocada a serviço do candidato. A igualdade de concorrência foi quebrada. Se a OAB é contra a reeleição, imagina contra a “tri-reeleição”, quando se pretende mudar as regras no meio do jogo, ou seja, quando os governantes eleitos podem concorrer. Achamos que é um golpe na Constituição e que abre um precedente muito grave, porque se você pode fazer um terceiro mandato, poderia fazer um quarto, um quinto e assim sucessivamente. Democracia é alternância de poder. Não é manutenção de poder, por melhor que seja o governante."
A mesma lógica que se aplica na eleição do Presidente, do governador, do prefeito deve ser seguida também na eleição do diretor de escola. Afinal, a democracia da sociedade tem que estar presente na vida da escola, observa Sommacal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário