Colégio Estadual Protásio Alves
Candidato a diretor: Claudio Sommacal
Plano de Ação
O candidato a diretor, Claudio Sommacal, apresentou o seguinte Plano Estratégico de Ação na condição de candiato a dirtetor do Colégio Estadual Protásio Alves, na capital:
1. Gestão Administrativa
Pressuposto geral:
Gerir a escola segundo os princípios legais, tendo como foco o envolvimento dos sujeitos numa construção democrática e participativa que visa a formação de sujeitos éticos, participativos, críticos e criativos.
Pressupostos específicos:
A direção atuará de forma a legitimar suas ações a partir das deliberações de um colegiado que inclui os segmentos da escola, visando possibilitar que as decisões sejam tomadas de forma democrática e transparente. Neste sentido, faz-se necessário que a gestão estimule a formação da consciência crítica dos sujeitos que integram a comunidade escolar, através do permanente convite à participação coletiva, no debate das questões que dizem respeito à escola. A gestão de uma escola deve estimular o desenvolvimento do saber crítico, da formação da cidadania, estimular o conhecimento e a capacidade criadora, inventiva e participativa dos sujeitos envolvidos, sempre em consonância com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Ações pontuais:
- A direção estimulará a formação de coletivos que auxiliem nas tarefas organizativas da escola;
- A direção estimulará a participação no Conselho Escolar;
- A direção estimulará a formação do grêmio de alunos, permitindo o estímulo ao surgimento de novas lideranças;
- A direção apoiará a realização de eventos sociais (aniversário da escola, competições esportivas, teatro, música e dança) que integrem a comunidade escolar;
- A direção estimulará a formação do grêmio de professores;
- A direção estimulará o protagonismo da escola no âmbito da rede e da sociedade;
- A direção estimulará a criatividade dos sujeitos envolvidos na criação de iniciativas que afirmem o protagonismo da escola;
- A direção buscará legalizar a escrituração do Colégio para permitir o acesso a verbas federais;
- A direção gestionará junto à mantenedora investimentos que venham a melhorar a qualidade da educação na escola;
- A direção buscará apoio da sociedade civil em parcerias e iniciativas que visem a qualidade da educação;
- A direção estimulará a formação de um quadro profissional ou técnico estável na escola, permitindo fortalecer a gestão;
- A direção estimulará o rodízio na participação da gestão, de modo a permitir que mais sujeitos contribuam no processo educacional;
- A direção dialogará com as entidades de classe, respeitando as decisões das categorias envolvidas no processo educacional;
- A direção atuará no sentido de estimular a criação de um colegiado de diretores de escolas visando colaborar com a gestão do ensino no Estado;
- A direção buscará viabilizar a edição da publicação “O Protasiano”, em parcerias, permitindo a veiculação de informações relativas às atividades do colégio.
2.Gestão Financeira
Pressuposto geral:
A gestão financeira se pautará pela transparência, legalidade e economicidade permitindo que os recursos disponíveis sejam investidos em ações educativas que melhorarem a qualidade da educação.
Pressupostos específicos:
A gestão financeira terá sua análise feita pelo Conselho Escolar que terá autonomia de deliberar junto com a Direção a aplicação dos investimentos necessários à melhoria das condições da escola.
Ações pontuais:
- Potencializar parcerias que permitam ampliar os recursos financeiros visando a melhoria da qualidade educativa na escola;
- Reivindicar junto ao governo, investimentos e recursos que permitam qualificar e ampliar as condições físicas da escola;
- Divulgar para a Comunidade Escola balencetes semestrais sobre os investimentos feitos na escola;
- Elaborar projetos de captação de recursos federais para investimentos na escola;
- Reivindicar mais verbas e o repasse em dia dos recursos da autonomia financeira.
3. Gestão Pedagógica
Pressuposto geral:
Pressupostos específicos:
As atribuições de direção, chefia e assessoramento, privativas de ocupantes de cargo efetivo, serão exercidas em consonância com os princípios de gestão executando tarefas e ações que reforçam os pressupostos da educação nacional, concebida como direito de todos e dever do Estado, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Objetivos específicos:
Potencializar a formação do educando, através do apoio às ações didático-pedagógicas do corpo docente e de recursos disponíveis, de modo a permitir a diminuição dos índices de evasão e repetência.
Ações pontuais:
- Possibilitar que os setores da escola como biblioteca, laboratório de química e de informática sejam equipados, atualizados e disponibilizados ao aprendizado dos alunos;
- Valorizar o espaço de formação dos professores organizando e estimulando a participação em cursos, jornadas e seminários;
- Reivindicar do Governo o financiamento de programas de formação continuada que aprimorem a formação docente, resultando na melhoria do ensino;
- Estimular cursos de atualização dos professores no uso de tecnologias multimídia e da informática;
- Disponibilizar computadores na escola para que os professores possam preparar suas aulas no período de hora-atividade;
- Garantir o protagonismo da escola em debates que envolvam a conjuntura educacional no âmbito estadual e nacional;
- Reafirmar a qualificação do ensino profissional e médio, avançando na ampliação da equipe docente efetiva;
- Apoiar as ações que visam garantir e ampliar os direitos de carreira de professores e funcionários;
- Valorizar os setores de apoio como SSE e SOE dotando-os de profissionais e estrutura para o exercício das atribuições;
- Estimular a presença na Suepro de profissionais do Colégio, visando reforçar as ações da Educação Profissional em âmbito estadual;
- Avaliar a oferta de mercado por cursos técnicos e potencializar o Colégio no atendimento desta demanda;
- Avançar na construção de uma escola pública de referência na qualidade da educação;
- Estimular a participação de professores, funcionários e alunos em ações pedagógicas que visem reforçar a educação libertadora e crítica.
4. Ações Gerais Interdisciplinares:
- Qualificar o sistema de segurança que garanta tranqüilidade para a comunidade escolar;
- Avançar na implantação do serviço de alimentação escolar aos alunos do Ensino Médio, como prevê a legislação;
- Avançar no serviço de acessibilidade universal na escola;
- Garantir a construção de um site atraente e interativo permitindo afirmar a imagem pública do Colégio;
- Organizar e encaminhar a realização das Formaturas do Ensino Médio e Técnico;
- Garantir a iluminação eficiente das salas de aula e demais repartições da escola;
- Incluir a escola em parcerias com organizações da sociedade para a realização de eventos formativos como o Roda Cine;
- Atuar em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em vistas ao acesso de alunos à programação cultural que ocorre no Teatro Renascença e demais espaços;
Porto Alegre, 8 de outubro de 2009
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Claudio Sommacal
terça-feira, 6 de outubro de 2009
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